terça-feira, 21 de junho de 2011

O Abacate na alimentação faz bem a saúde

abacate

Para viver com saúde é preciso conhecer alimentos especiais que apresentam efeitos benéficos para todo o corpo, além do poder nutricional. Um desses alimentos é o abacate que a primeira vista pode ser visto como gorduroso, mas na verdade é um verdadeiro remédio natural. Até para quem quer emagrecer o consumo do abacate faz bem.

Com origens na América Central, o abacate é uma fonte de grandes benefícios para a saúde das pessoas. Ele facilita o processo de digestão e elimina dores estomacais. Apesar de rico em gordura vegetal, não prejudica o fígado e elimina a sensação de peso no estômago. Também contém muito fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes, além de evitar a fadiga mental.

O caroço do abacate, moído e queimado, misturado ao leite, ajuda a combater problemas renais e disenterias. O chá de suas folhas ajuda no processo digestivo, ameniza infecções de garganta, elimina a rouquidão e a tosse. Ao mastigar as folhas pode-se curar estomatites e ânsias, além de fortificar a gengiva e os dentes.

É rico em vitaminas A, C, E e B6, em proteínas, ferro, magnésio, potássio, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Ele beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sanguíneos, que entupidos podem causar infarto, e ainda possui a capacidade de bloquear agentes cancerígenos.

O abacate é rico em ácido oleico, um tipo de gordura saudável e monoinsaturada, essa fruta ajuda a matar a fome. De 1/4 a meio abacate pode ajudar a derreter a gordura abdominal. É rica ainda em fibras e proteínas. A dica é bater a fruta no liquidificador junto com leite, duas colheres de aveia e açúcar a gosto. A bebida é rica em energia e dá muita disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário